Prayer

O que é oração?

Crente ou não, todo mundo ora de vez em quando. Isso pode parecer familiar: por exemplo, em uma situação difícil, você clama seu desespero a um poder superior. Quando a oração é seu último recurso.

Em momentos de incerteza, medo, preocupação e angústia, as pessoas - religiosas ou não - às vezes ainda voltam suas esperanças para o céu. Especialmente quando sua vida está em jogo, parece que você não tem escolha a não ser se render a algo fora de você.

O que é oração para você?

Você associa a oração com preces rápidas em momentos de aflição? Ou com homens e mulheres ajoelhados em uma assembleia religiosa? Ou com pessoas sentadas de pernas cruzadas, com as mãos abertas e os olhos fechados? A oração e a meditação pertencem a todos os países, a todas as culturas. Mas o que é exatamente a oração?

O que é oração?

Para todas as cinco religiões do mundo, a resposta a essa pergunta é a mesma: a oração é o contato com Deus. Isso a torna muito universal. Todo mundo reza de vez em quando, mas de maneiras diferentes. Uma oração em uma igreja, mesquita ou sinagoga, acender uma vela, ajoelhar-se para recitar uma oração, orações rápidas. Oração é um termo muito amplo, mesmo para pessoas da mesma religião!

A oração de uma perspectiva cristã

Os cristãos acreditam que, quando oram, estão falando com Deus. No cristianismo, portanto, não se trata de um ritual obrigatório em que certas condições são estabelecidas. Não, eles estão respondendo a um convite de Deus para conversar com Ele.

Conversando com Deus

Conversando com Deus! Sim, isso parece um pouco abstrato. Talvez seja útil compará-lo a uma conversa com um amigo: com um amigo, você tem um vínculo. Vocês se conhecem e podem dizer um ao outro o que está em sua mente. Você conta sua vida a um amigo e ele ouve sua história. Para muitos cristãos, a oração também é assim. Expressar o que está em seu coração, compartilhar o que está acontecendo em sua vida, seus altos e baixos.

Pelo que você oraria?

Não sei se você acredita que Deus existe. Mas suponha que Deus exista. Nesse caso, orar seria algo muito especial. Porque se você pudesse falar com Deus, o que diria a ele?

Suponha que você pudesse falar com Deus, você gostaria de dizer algo a ele? Isso importaria? O que você acha?

Estar em contato com Deus

No cristianismo, muitas pessoas acreditam que Deus criou as pessoas por amor. A Bíblia também diz: Deus é amor. Parece que Deus estava tão transbordante de amor que quis criar algo para compartilhar esse amor. Ele quer se relacionar com as pessoas. Estar em contato.

Os relacionamentos vão se esvaindo lentamente se não forem mais comentados. E o mesmo acontece com Deus. Deus deseja ter um relacionamento com as pessoas, com você. Por isso, ele deseja conversar com você.

Oração: ela realmente funciona?

Se a oração é “falar com Deus”, então a questão é se é importante que a oração realmente funcione. Porque a pergunta “a oração realmente funciona?” implica que você espera um determinado resultado.

Algumas pessoas - talvez você também - sentem-se um pouco decepcionadas depois de orar. Elas têm a sensação de que estão falando para um vazio. Ou como se estivessem falando com o teto. Isso é muito difícil. Na verdade, isso dá a sensação de que a oração não funciona. Ou até mesmo que sua oração não funciona.

A resposta de Deus

O que você espera de Deus quando ora? Provavelmente você espera uma resposta, um recado do céu ou uma solução instantânea. Deus trabalharia dessa forma? Ele daria às pessoas tudo o que você deseja?

Morgan Freeman, que interpreta Deus no filme Evan Almighty, compartilha um belo pensamento sobre a resposta à oração:

Se alguém orar pedindo paciência, você acha que Deus lhe dará paciência ou Deus lhe dará a oportunidade de ser paciente? Se pedirmos paciência, Deus nos dá a oportunidade de sermos pacientes? Se alguém orar para que uma família seja mais unida, você acha que Deus a encherá de sentimentos calorosos ou lhe dará a oportunidade de amar uns aos outros?
MORGEN FREEMAN IN EVAN ALMIGHTY

O que é oração de acordo com a Bíblia?

A oração, no sentido mais amplo da palavra, é falar com Deus. Às vezes, para falar com alguém, é útil saber um pouco sobre essa pessoa. Você pode conhecer Deus lendo sobre ele, por exemplo, na Bíblia. Especialmente na Bíblia, você pode ler mais sobre o caráter de Deus (embora seja mais fácil falar do que fazer: a Bíblia não é exatamente um romance fácil de terminar em poucas horas).

A Bíblia também contém exemplos de pessoas orando. Ou clamando a Deus. E pessoas que às vezes sentem que Deus não as ouve. Acredito que Deus ouve todas as orações. E que ele responde a seu próprio modo, em seu próprio tempo e por suas próprias razões. Como muitas histórias da Bíblia também mostram.

Exemplos de oração na Bíblia

Abraão orou a Deus quando percebeu que a cidade de seu primo seria destruída. Davi clamou a Deus quando estava em perigo. E também quando andou em um enorme skate torto. O profeta Daniel orou a Deus porque esse era seu costume, todos os dias. A Bíblia está repleta de exemplos de “oradores”, todos eles lidam com a oração de forma diferente e a quem Deus responde de forma diferente.

Orando de acordo com a vida de Jesus

Mas de todas as figuras da Bíblia, talvez a melhor resposta para a pergunta “O que é oração?” venha da vida de Jesus. Em vários lugares da Bíblia, vemos Jesus falando com Deus como em uma conversa real. Por exemplo:

Indo um pouco mais adiante, prostrou‑se com o rosto em terra e orou: ― Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Mateus 26:39

A oração do Senhor

Parece que os discípulos de Jesus ficaram profundamente impressionados com sua maneira de orar. Eles pedem que ele os ensine. Jesus lhes dá uma diretriz. E lhes ensina a seguinte oração, que também é conhecida como a Oração do Senhor:

Vocês devem orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade na terra como no céu. Dá‑nos hoje o pão nosso de cada dia. Perdoa as nossas ofensas, como também temos perdoado aqueles que nos ofendem. E não nos deixes cair em tentação, mas livra‑nos do Maligno, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”.
Pai nosso, Mateus 6:9-13

Como devo orar?

No entanto, a vida de Jesus mostra que a oração não é um conjunto de regras. Sua própria maneira de orar mostra que a oração tem a ver com o encontro com Deus. Em meio à situação - a realidade, o quebrantamento, a dor, a dificuldade, a alegria - ele encontra a si mesmo.

Você gostaria de tentar isso? Ore da maneira que lhe for mais conveniente para manter um relacionamento. Não existe um formato padrão. Nada precisa ser assim. Vale tudo. O quanto e com a frequência que você quiser.

Deseja uma orientação mais concreta? Então leia nossa resposta à pergunta: Como devo orar? Esperamos que ela o ajude em seu caminho.

Você precisa que oremos por você?

Há uma equipe de oração com mais de 1.000 pessoas prontas para orar por você. Clique no botão e compartilhe seu ponto de oração. Você não está sozinho.