A Bíblia

Com mais de 5 bilhões de cópias em todo o mundo, a Bíblia é o livro número um em vendas todas as semanas.

A Bíblia inteira foi traduzida para mais de 725 idiomas, e o Novo Testamento para mais de 1.600. Então, do que se trata?

Sobre o que é a Bíblia?

A Bíblia aborda a questão: “Quem é Deus? Nenhum outro livro responde melhor essa pergunta.

Por meio das histórias da Bíblia sobre a criação da Terra, o relacionamento de Deus com as pessoas, o povo judeu, o papel de Jesus e o futuro do nosso mundo, podemos ter uma ideia do caráter de Deus. Você quer saber mais sobre Deus? A Bíblia é um bom lugar para começar.

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os decretos do Senhor são dignos de confiança e dão sabedoria aos ingênuos. Os preceitos do Senhor são justos e alegram o coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e iluminam a vida.
Salmos 19: 7 e 8 NVT

O que significa a palavra Bíblia?

“Bíblia” vem da palavra grega ‘biblioteca’, que é uma coleção de livros antigos, cartas, relatórios de guerra, história, poemas e canções (por exemplo, o famoso Salmo 91). Cada livro da Bíblia tem sua própria história para contar e aborda uma pequena parte da história maior.

A estrutura de Bíblia:

Para saber como ler a Bíblia, é importante entender sua estrutura. A Bíblia é dividida em duas partes:

  1. O Antigo Testamento, com 39 livros.

  2. O Novo Testamento, com 27 livros.

O termo “testamento” significa convênio ou acordo. Cada livro é dividido em capítulos e cada capítulo é dividido em versículos, de modo que a Bíblia tem um total de 1.188 capítulos e 31.187 versículos.

A Igreja Católica Romana reconhece 7 livros adicionais como parte do Antigo Testamento. Esses são os chamados livros deuterocanônicos.

Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita sob a inspiração do Espírito Santo em um período de tempo de cerca de 1.500 anos, por mais de 40 autores diferentes com estilos de vida diferentes. Eles eram: pescadores, pastores, fazendeiros, fabricantes de tendas, médicos, agricultores, sacerdotes e reis.

Apesar dessas diferenças de estilo de vida e ocupações, sem mencionar o número impressionante de anos que levou para ser concluída, a Bíblia é altamente consistente em todo o seu conteúdo, propósito e substância.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.
2 Timóteo 3:16 NVT

Conheça mais sobre a Bíblia!

Quer aprender mais sobre a Bíblia, mas não sabe por onde começar? Temos planos de leitura para você!

O Antigo Testamento

O Antigo Testamento começa com a criação da Terra e das pessoas. Os primeiros cinco livros contam a história do povo de Israel, desde sua formação até o período anterior à vinda de Jesus. Descreve a escravidão de Israel no Egito e como Deus os liberta de 400 anos de escravidão de uma forma poderosa e maravilhosa. Após esse grande ato de amor, Deus estabelece uma série de regras para que Israel possa viver em harmonia com ele e entre si. No entanto, devido à constante desobediência do povo às ordenanças de Deus, vemos a tensão no relacionamento entre Deus e o homem. Por meio da leitura, muitas facetas diferentes de Deus se tornam conhecidas, mas o tema principal continua sendo a fidelidade de Deus ao homem. Os livros dos diferentes profetas do Antigo Testamento previam que Deus enviaria um salvador, um Messias, para restaurar de uma vez por todas o vínculo entre Deus e a humanidade.

Você tem curiosidade de entender melhor o Antigo Testamento? No filme "A Aliança" conta as histórias do Antigo Testamento de uma forma gráfica e dinâmica.

O Novo Testamento

O Novo Testamento é conhecido como o Novo Pacto e seu tema central é a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, bem como o desenvolvimento da igreja cristã primitiva. Ele é composto de 27 livros que incluem os Evangelhos, as cartas dos apóstolos e outros escritos que explicam a fé cristã e como vivê-la.

Em seu conjunto, o Novo Testamento revela o cumprimento das promessas feitas no Antigo Testamento, concentrando-se na vida e na obra de Jesus como o Messias e na proclamação do evangelho a todas as nações. É fundamental para entender a fé cristã e como os seguidores de Jesus devem viver de acordo com seus ensinamentos.

Temos também estes cursos on-line sobre a Bíblia

Você pode se inscrever agora mesmo!

Receba todos os dias uma reflexão bíblica em seu e-mail!

Quero me inscrever!