Deus

Se perguntássemos a mil pessoas aleatórias em uma rua qualquer da cidade quem é Deus, provavelmente ouviríamos mil respostas diferentes: O todo-poderoso? Uma figura inventada para confortar os fracos? Criador do céu e da terra? Um pai amoroso?

As percepções de Deus variam muito de pessoa para pessoa, influenciadas pela religião e cultura, experiências de vida e educação.

Alguns dirão que Deus é incompreensível. E isso é parcialmente verdade: ele não pode ser comparado a nada. Além disso, nenhum ser humano na Terra jamais será capaz de criar uma imagem completa de Deus.

Mas isso não significa que não devamos tentar. A melhor notícia é que Deus adoraria que você o conhecesse. Portanto, mesmo que em alguns aspectos Ele seja incompreensível, isso não significa que não exista coisas que possamos saber sobre Ele. Na verdade, Ele se esforçou muito para que você pudesse conhecê-Lo.

Deus é como um diamante com diversas facetas

Você já viu um diamante ou um prisma de perto? Assim como essas belas pedras preciosas, Deus existe em todas as suas facetas. Ele não pode ser capturado em uma única imagem e sua própria visão e experiência de vida afetarão a forma como você O vê. Mas como Deus quer que O conheçamos, Ele nos deu muitas imagens ou formas diferentes para nos ajudar a entender como Ele é com um pouco mais de clareza.

É exatamente isso que é tão fascinante em Deus. Ele é tão multifacetado e multicolorido. Você poderia explorar quem Ele é por toda a vida e nunca ficaria entediado. Para ver alguns desses detalhes, usaremos a Bíblia e compartilharemos histórias e percepções de cristãos.

Deus é o grande criador

Os cristãos acreditam que Deus criou o universo e o mundo. Ele é o grande criador, o projetista inteligente. Um arquiteto sobrenatural que construiu habilmente o céu e a terra.

As primeiras palavras da Bíblia são: “No princípio, Deus criou os céus e a terra. A Terra estava completamente vazia. Não havia nada. O livro de Gênesis descreve de forma poética a ordem em que o mundo foi criado. Leia a história completa da criação em Gênesis aqui.

Você pode se perguntar se a história se desenrolou exatamente como foi descrita. Alguns dizem que sim, outros dizem que ela foi escrita poeticamente e deve ser tratada dessa forma. O que importa é o ponto principal: Deus é o criador. E se isso é verdade, então também dá uma orientação para as grandes questões da vida, como: Qual é o significado da existência? Quem sou eu? Quem me vê?

Deus está próximo

O criador do céu e da terra - tudo isso soa muito distante.... As pessoas geralmente têm a imagem de um Deus sentado no céu, em um trono, observando com raiva como bagunçamos tudo em meio à sua bela criação. No entanto, a Bíblia está repleta de histórias em que Deus está próximo das pessoas. Ele fala diretamente com as pessoas, como na história de Moisés.

Seu nome não é YHWH à toa - Ele mesmo diz: “Eu estou aqui”. No aqui e agora. Portanto, não apenas no tempo bíblico - agora mesmo os cristãos têm uma experiência muito próxima com Deus. Eles conversam com Ele e compartilham suas preocupações, mas também suas alegrias. Eles fazem isso por meio da oração. E Deus não apenas ouve, mas muitas vezes responde.

Jesus é Deus

Se você realmente quer conhecer Deus, precisa olhar para Jesus. O Novo Testamento descreve sua vida, suas palavras e seus milagres em detalhes. Nele você pode ver algo do amor de Deus pelas pessoas. Jesus enfrentou as autoridades religiosas da época. Ele defendeu a sinceridade, a justiça e o cuidado com os outros. Jesus é descrito como o filho de Deus, tão intimamente relacionado. Nunca antes Ele havia estado tão próximo. Deus colocou tudo em risco para restaurar seu relacionamento com as pessoas.

Você quer saber mais sobre Jesus?

Deus é um pai

A Bíblia se refere regularmente a Deus como uma figura paterna. “Como um pai cuida bem de seus filhos, assim Ele cuida bem daqueles que O temem profundamente” (Salmo 103:13). (Salmo 103:13). O Novo Testamento está repleto de referências a Ele como Pai. Especialmente porque Jesus é chamado de Filho de Deus na Bíblia.

Muitas pessoas acham difícil ver Deus como um pai porque não tiveram um pai amoroso em suas vidas. Se você teve de lidar com violência, abuso ou ausência, pode ser difícil ver Deus como um pai amoroso.

Deus é um pai que cuida de seus filhos. Ele quer saber o que você pensa e deseja o melhor para você. Ele gosta de passar tempo com você. Ele quer lhe ensinar valores que o ajudarão a prosperar. Como qualquer pai aqui na Terra, ele também pode ficar com raiva se você não quiser ouvir ou fizer coisas estúpidas, pois quer protegê-lo. Ele adoraria ter um relacionamento próximo com você.

Deus é amor

Você está procurando a resposta mais curta para sua pergunta: quem é Deus? Então a resposta é: amor. Amor incondicional. Um breve resumo de toda a Bíblia.

Na Bíblia, a palavra grega Agapè é usada: um amor que se doa e não busca seu próprio benefício. O livro bíblico de João descreve esse amor em detalhes. “Amemo-nos uns aos outros. Pois o amor vem de Deus. Nós amamos a Deus porque ele nos amou primeiro”.

Um dos textos bíblicos mais lidos é: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Esse amor dá uma perspectiva diferente à nossa vida. Pois Seu amor não se limita à nossa vida aqui na Terra, mas se estende à vida após a morte. Ele quer estar unido a nós para sempre. Esse texto também mostra o papel de Jesus. Pois não podemos falar de Deus sem Jesus, e vice-versa.

Deus é persistente

Deus é o criador do nosso mundo e quer estar perto de nós. As pessoas nem sempre querem estar perto dele. Mas Deus nunca desiste. Ele é persistente. Mesmo que as pessoas não queiram ter nada a ver com ele, ou que não o ouçam, ou mesmo que o ridicularizem, Deus sempre procura uma maneira de consertar o relacionamento.

É por isso que Jesus desempenha um papel tão importante na fé cristã. Deus queria mostrar que está próximo e o quanto ama as pessoas. É por isso que ele veio à Terra em pessoa, em seu filho Jesus. Ele morreu para vencer o pecado e a morte. Deus é amor. Ele faz tudo o que pode para que as pessoas sintam que ele está presente e que as ama.

Entretanto, ele sempre deixa às pessoas escolherem: você quer conhecê-lo ou não? Ele não pode e não vai forçar você. Ninguém pode ser forçado a amar. Mas Deus não desistirá: ele quer que todos na Terra saibam que são amados.

Deus é sempre o mesmo

Deus não muda. O Deus sobre o qual você leu na Bíblia ainda é o mesmo hoje. Os milagres de cura da Bíblia ainda estão acontecendo hoje. O Deus que estava irado com a injustiça na Bíblia ainda está irado com a injustiça hoje. O Deus amoroso daquela época ainda é amoroso hoje.

“Ele permanece o mesmo para todo o sempre. Ele nunca muda". Tiago 1:17.

Alguém que permanece sempre o mesmo pode parecer chato ou rígido. Mas, acima de tudo, isso mostra que Deus é digno de confiança. Sua promessa é que Ele nunca nos abandonará e que, independentemente do que fizermos, Ele não mudará de ideia. Seu desejo de se conectar conosco é uma constante ao longo da história.

Deus é como você

Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
DEUS EM GÊNESIS 1:26

O início da Bíblia nos diz que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Não há nenhuma explicação adicional, portanto, o texto pode ser interpretado de diferentes maneiras.

Mas, acima de tudo, é um convite. Um convite para buscar quem é Deus. Porque se você foi feito à imagem de Deus, também encontrará respostas em Deus sobre quem você é. Não apenas porque você se parece com Deus, mas também porque você se parece com Deus. Não apenas porque você se parece com Deus, mas também porque Ele o concebeu e o criou. Quem você é, suas paixões, seus desejos, seus talentos.

Conhecer Deus é conhecer a si mesmo. E Ele o convida com prazer a fazer isso.

Descubra o caráter de Deus
e descubra quem você é Nele