Bible

Natal: o nascimento de Jesus

Dezembro. O mês em que comemoramos o Natal. Quando as árvores de Natal são arrastadas para dentro de casa ou retiradas do sótão. As ruas se enchem de luzes de Natal e as propagandas de Natal voltam a ser verdadeiros quebra-corações. Todos com o mesmo objetivo: estarmos juntos e nos divertirmos.

Ano após ano, filmes de Natal são lançados em dezembro, todos tentando mostrar o “verdadeiro significado” do Natal. Mas qual é o verdadeiro significado do Natal?

A celebração do Natal

O Natal é um feriado popular, comemorado em todo o mundo como uma celebração do amor e do convívio familiar. Mas não foi assim que a história original do Natal começou. O Natal não começou como um feriado sobre presentes ou sobre o Papai Noel. O Natal começou como um dia para comemorar um aniversário: o aniversário de Jesus Cristo.

Por que o nascimento de Jesus foi tão importante?

Os cristãos acreditam que Jesus não era apenas um ser humano. Eles acreditam que ele também era Deus, o Filho de Deus. No Natal, eles se lembram de como Deus veio à Terra para viver entre as pessoas. Para comer, beber e estar com elas. Para mostrar a elas como Ele realmente é.

É interessante como Deus escolheu se revelar. Deus não escolheu vir ao mundo com uma grande entrada, um grande evento para mostrar a todos como Ele é grandioso. Ele veio como um bebê, nascido em um estábulo. Vulnerável, dependente, pequeno.

Comemorando o Natal

Isso foi há mais de 2.000 anos. Séculos depois, ainda comemoramos o nascimento de Jesus no Natal. Mas como foi o nascimento de Jesus, quem foram as pessoas envolvidas e por quê ainda o celebramos?

O que é o Natal?

O Natal tem a ver com o nascimento de Jesus Cristo. Uma história que aconteceu em um estábulo em Belém, Israel. Nesse estábulo, Maria, grávida, passa a noite com seu marido José após uma longa viagem. Naquela noite, ela dá à luz seu filho, Jesus. Você provavelmente já viu essa Belém: um pequeno estábulo de animais com uma manjedoura onde Jesus foi colocado. Por causa da luz de seu nascimento, as pessoas vêm e ficam ao redor dele, há pessoas que olham para a criança com admiração e outras que trazem presentes e ofertas.

Vamos dar uma olhada no significado mais profundo do que é o Natal: o nascimento do Salvador do Mundo.

" Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e a soberania repousará sobre os seus ombros. E o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Isaías 9:6 NASB

A história do Natal

Aqui está uma versão resumida da história bíblica do Natal:

Em uma cidade movimentada chamada Nazaré, uma jovem chamada Maria recebeu a visita de um anjo chamado Gabriel. Gabriel lhe trouxe notícias surpreendentes: Maria ia ter um filho, e não um filho qualquer: esse filho seria o Filho de Deus, seu nome seria Jesus, e ele traria esperança e salvação para o mundo.

Maria estava noiva de um bom homem chamado José. Embora a princípio a notícia o tenha preocupado, José recebeu sua própria visita angelical, que lhe garantiu que o filho de Maria era de fato um milagre divino. Assim, ele tomou Maria como sua esposa e cuidou dela durante esse período milagroso.

Naquela época, o imperador romano César Augusto decretou que todos deveriam viajar para suas cidades ancestrais para fazer um censo. Maria e José viajaram de Nazaré para Belém, a cidade de Davi, porque José era descendente de Davi.

Quando chegaram, Belém estava lotada de viajantes e não havia lugar na estalagem. Sem ter onde ficar, Maria e José encontraram abrigo em um humilde estábulo. Ali, entre os animais e a palha, Maria deu à luz Jesus.

As testemunhas

Maria e José não foram os únicos a ouvir as boas novas. Nos campos de Belém, os pastores estavam cuidando de seus rebanhos quando um anjo apareceu anunciando o nascimento do Salvador. O céu se encheu de um coro celestial cantando louvores. Os pastores correram para Belém para ver o Rei recém-nascido e o encontraram deitado em uma manjedoura.

Além dos pastores, homens sábios do Extremo Oriente foram levados a seguir uma estrela brilhante que os conduziria a um rei. Seguindo a estrela, eles foram levados a Jesus. Eles trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra, reconhecendo a importância desse nascimento milagroso.

E assim, na quietude daquela primeira noite de Natal, o mundo, sem saber, recebeu seu Salvador. O nascimento de Jesus marcou o início de um novo capítulo na história humana, repleto de amor, esperança e promessa divina.

Por que ainda comemoramos o Natal?

A grande questão permanece: Por que o Natal ainda é comemorado hoje, tantos séculos depois? Para os cristãos, Jesus é a figura mais importante de sua fé. Seu nascimento é, portanto, um motivo de alegria. Eles acreditam que Jesus é o Filho de Deus. Que Deus o enviou à Terra para mostrar o quanto ama as pessoas.

Os detalhes da história do Natal são menos importantes. O que importa é a mensagem por trás do Natal. Deus, que sempre pareceu tão distante, agora é uma criança pequena e vulnerável que vem viver na Terra. Nunca antes Deus esteve tão próximo. É por isso que o Natal é uma celebração de esperança e amor.

E o Natal é apenas o começo da história de Jesus. É a primeira festa do calendário cristão. Depois dela virão festas tão importantes como a Páscoa, a Ascensão e o Pentecostes. Porque o bebê Jesus não ficou pequeno. Seu nascimento foi apenas sua entrada. Ele cresceu e se tornou um homem adulto com uma missão clara. Uma missão pela qual ele acabou tendo que pagar com a morte. Mas essa é outra história.

Descobrindo juntos o verdadeiro significado do Natal