Prayer

Como orar - aprendendo a falar com Deus em 6 passos

Você acha difícil orar? Ou você se pergunta: como devo orar? Essa é uma pergunta que as pessoas fazem a si mesmas com frequência. Algumas têm medo de orar “mal”, outras querem se livrar da sensação de que estão orando para o teto. Isso não é loucura.

Como orar

Simplificando, orar é falar com Deus, como você falaria com seu melhor amigo. Ele o ouve quando você fala com ele e também o responde. Embora essa última seja muitas vezes difícil para nós, pois como fazer isso? Como orar e ouvir um Deus que você não pode ver?

Oração: uma via de mão dupla

A oração é uma via de mão dupla. Quando você fala com Deus, pode ser útil lembrar que Deus também quer respondê-lo. Como Deus faz isso? Algumas pessoas sentem que Deus fala por meio da Bíblia. Ou que Deus dá pensamentos. Deus também pode falar com você por meio de uma música. Ou ele fala por meio de outros cristãos.

Curioso para receber apoio diário para agir com Deus? Registre-se aqui.

6 passos que podem ajudá-lo: como orar

Aprender a orar, portanto, também significa aprender a ouvir. Nos 6 passos a seguir, queremos ajudá-lo a responder à pergunta: “Como orar”?.

1. fazer uma escolha

Antes de tudo, trata-se de uma escolha: você quer falar com Deus ou não? Nenhum outro conselho pode influenciar essa primeira escolha.

2. Limpe sua mente

Se você for orar, pode ser útil encontrar um lugar tranquilo. Orar com a TV ligada ou com o smartphone ao seu lado pode ser uma distração. Um lugar tranquilo pode ajudá-lo a se concentrar em Deus. Também pode ser durante uma caminhada na natureza.

Às vezes, sua cabeça está cheia. E enquanto você ora, você se distrai com coisas que ainda tem que fazer. Escrever as coisas que estão em sua mente pode ajudá-lo a clarear a mente. Portanto, certifique-se de ter uma caneta e um papel à mão. Então, quando lhe vierem à mente coisas que ainda precisa fazer ou nas quais está trabalhando, anote-as! Dessa forma, você não se esquecerá delas e terá ajudado a limpar sua mente.

3. Faça uma lista

Faça uma lista para si mesmo do que deseja pedir em oração. Pode ser uma lista de orações, mas também uma lista de ações de graças.

Tente ficar completamente quieto e se concentrar em Deus.

4. Escreva

Não sabe por onde começar? Acha difícil falar com Deus, em voz alta ou em sua cabeça? Então tente escrever uma carta para Deus. Pegue um pedaço de papel, comece com uma saudação (“Querido Deus”, “Deus”, “Querido Deus”) e escreva uma carta para ele. Diga a ele o que está em sua mente, como se estivesse escrevendo para um amigo que não vê há muito tempo. Se surgirem pensamentos, escreva-os em uma folha de papel separada (consulte a dica 2). Talvez seja Deus quem lhe dá esses pensamentos.

5. Um diário de oração

Às vezes parece que Deus não ouve sua oração. Por exemplo, você pediu ajuda a Deus ou qualquer outra coisa, mas nada parece acontecer. Talvez você duvide que a oração esteja funcionando, ajudando ou fazendo alguma coisa.

Nesse caso, pode ser útil manter um diário de oração. Use um caderno como um diário de oração no qual você registra a data, as questões e as pessoas pelas quais você ora e o que você ora por elas. Nele, você pode acompanhar o que já orou e pelo que deseja orar mais tarde. Se você orar com mais frequência, poderá ver se Deus ouviu o que você pediu! (Não se esqueça de anotar as orações respondidas e agradecer a Deus por elas).

Se você duvida que a oração funciona....

6. Não se preocupe com “como orar”, relaxe!

Se você se preocupar com “Como devo orar”, isso geralmente gera mais ansiedade do que relaxamento, portanto, a última dica é muito importante: relaxe! Não coloque pressão sobre si mesmo. Não importa se você passa apenas 5 minutos orando em uma ocasião e mais tempo na outra. Não importa se você se esquecer por um dia. Deus gosta que você converse com Ele. É disso que se trata, não de regras.

técnica de oração - como falar com Deus?

Talvez você ainda esteja se perguntando: “Como devo orar? Sobre o que devo falar com Deus? O que devo dizer a Deus? Para isso, você tem uma ferramenta muito útil que está sempre com você. É a sua própria mão.

Seu polegar

Normalmente, você o utiliza para dizer a alguém que aquilo é bom ou que está certo. Você pode fazer o mesmo com Deus. Louve a Deus. Diga com suas próprias palavras o que você aprecia em Deus, o que você gosta em Deus. Você também encontrará exemplos disso na Bíblia, por exemplo, no Salmo 8 e no Salmo 92:1-6.

Seu dedo indicador

O dedo indicador é frequentemente usado para apontar para os outros. E, infelizmente, muitas vezes não de forma positiva. Mas você sabia que, quando aponta para outra pessoa, está apontando para si mesmo com três dedos ao mesmo tempo? Experimente: esse dedo indicador pode nos ajudar a olhar para nós mesmos. O que fizemos a nós mesmos? Há coisas que não estão certas? O que estamos tentando esconder dos outros? Essas também são coisas que podem se interpor entre você e Deus ou derrubá-lo. Diga a Deus. Conte a Deus, pois Ele já sabe. E Ele quer perdoar você. Ele o ajudará a limpar a bagunça.

Seu dedo médio

O dedo do meio nem sempre é usado de forma gentil. Neste tópico, tentamos transformá-lo em algo positivo. Para a maioria das pessoas, o dedo médio é o dedo mais longo. Portanto, ele se torna o dedo da gratidão. Deus criou muitas coisas belas. E Ele lhe deu coisas lindas e fez coisas lindas por você. Aconteça o que acontecer em sua vida, você sempre pode agradecer pelas coisas belas que Deus lhe deu (Salmo 105:1-5; 1Tessalonicenses 5:18).

Seu dedo anular

Seu dedo anelar geralmente tem um anel que o faz lembrar de outras pessoas. Portanto, nesse dedo você pode orar por outras pessoas. Família, parentes, amigos, vizinhos, governo, colegas e outros (Efésios 6:18; 1 Timóteo 2:1-4).

O dedo mínimo

O menor dedo. Representa você mesmo. Diga a Deus o que o está incomodando. Peça a Ele orientação e sabedoria em tudo o que você faz ou quer fazer. Diga a Ele os desejos de seu coração (Mateus 7:7-8; Filipenses 4:6-7). Ao orar por si mesmo em último lugar, você evita que a oração se torne uma espécie de lista de desejos. Dessa forma, sua oração estará sempre em equilíbrio!

Plano de leitura gratuito: O Segredo da Confiança