Prayer

Orar como Jesús

“Não quero mais ter medo.

“A vida o derrubará, mas você pode escolher se quer se levantar novamente.

Essa citação não é da Bíblia, mas do filme The Karate Kid. Um garoto se muda para a China e sofre muito bullying na escola. Quando ele conhece um velho mestre de kung fu, ele lhe ensina todos os truques das artes marciais. Isso lhe dá autoconfiança. Observando o mestre e praticando muito, ele fica cada vez melhor.

A lição mais importante que ele aprende é: concentre-se e continue sempre em frente! E, curiosamente, isso é exatamente a mesma coisa que Jesus mostra sobre a oração. Vamos observar o “mestre da oração” e descobrir como podemos aprender a orar.

Orando como o “Mestre” Jesus

Se você quiser aprender algo bem, procure o professor. Aquele que sabe do que está falando. Aquele que pode lhe ensinar os truques do ofício. Seja sobre pintura, culinária ou kung fu. Você aprende observando, copiando, lendo e praticando muito.

O mesmo vale para a oração. Se você quiser aprender algo sobre oração, terá de procurar o “mestre”, que é Jesus. Ele tinha uma “linha direta” com Deus. A oração estava entrelaçada com sua vida aqui na Terra. Você pode aprender muito com Jesus sobre a oração. Jesus frequentemente nos dá um vislumbre de sua própria vida de oração. Ele lhe dá conselhos, o desafia e o ajuda quando você não consegue encontrar as palavras. Vamos ver juntos o que você pode aprender com o “mestre da oração”.

Quando Jesus ora?

Você tem ideia de quantas vezes Jesus ora na Bíblia? 25 vezes. Portanto, temos 25 exemplos na Bíblia de como Jesus lida com a oração. Certamente podemos aprender algo com eles. Não vamos examinar todos eles, mas aqui estão alguns dos destaques.

Jesus ora quando...

...precisa descansar

Lemos regularmente que Jesus precisa descansar e, por isso, ele procura um lugar tranquilo para orar sozinho, como aqui em Marcos 1.

...está triste

Jesus fica sabendo que seu primo e amigo João Batista foi decapitado. Ele busca a solidão em Mateus 14 para processar sua dor com Deus.

...ele é grato

A Bíblia descreve um momento em Lucas 10 em que Jesus experimenta uma tremenda alegria e imediatamente começa a orar para agradecer a Deus.

...tem medo

Jesus também teve medo. Na Sexta-feira Santa, ele orou a Deus para que não tivesse de morrer. Em Lucas 22, é dito que ele suou sangue de medo enquanto orava.

...Ele tem uma decisão importante a tomar

Quando Jesus tem de tomar decisões, ele reserva um tempo para orar. Ele quer que sua escolha seja também a escolha de Deus. Em Lucas 6, quando ele tem de escolher os homens que serão seus discípulos, seus seguidores, ele ora a noite toda pedindo sabedoria para poder escolher os homens certos.

..ele realizou um milagre

Quando precisamos de um milagre em nossa vida, oramos por ele. E se o milagre já tiver acontecido? É exatamente nesse momento que lemos várias vezes na Bíblia que Jesus começa a orar. Especialmente quando o milagre já aconteceu, como na Provisão de Milagres.

O que está chamando a atenção? Nosso “professor de oração” é vulnerável, uma pessoa emocional. Orar como Jesus significa compartilhar suas emoções com Deus. O bom, o ruim e o feio. Ele envolve Deus em sua vida diária. Ele está sempre presente, mas também está ausente.

Então, como devo orar como Jesus?

Se você está lendo este artigo, talvez também tenha o desejo de orar por si mesmo. Talvez você tenha dificuldade em saber como fazer isso? Jesus certamente pode ajudá-lo. Jesus está sempre orando a Deus. Ele tem um relacionamento pessoal com Deus. Ele O chama de Pai e o incentiva a fazer o mesmo. Na verdade, Jesus dedica tempo para orar e lhe proporciona um ambiente no qual você pode manter sua atenção.

Jesus também diz com frequência: “Obrigado!”. Em suas orações, ele agradece a Deus por tudo o que ele lhe dá. Ele também quer transmitir isso a nós em Filipenses 4:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por meio da oração e da súplica, com ação de graças, apresentem os seus pedidos a Deus.
Filipenses 4:6

E como um verdadeiro “mestre”, ele também desafia você. A orar mais e com mais ousadia. Veja o que ele diz em Mateus 17:

Ele respondeu: ― Porque a fé que vocês têm é pequena. Em verdade lhes digo que, se tiverem fé como um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: “Vá daqui para lá”, e ele irá, e nada será impossível para vocês.
Jesus em Mateus 17:20

Se você não conseguir encontrar as palavras, comece orando o Pai Nosso. Você pode encontrar a oração do Pai Nosso aqui.

Jesus não busca a perfeição

Entretanto, há uma grande diferença entre Jesus e outros mestres. Enquanto os mestres de kung fu - ou mestres em qualquer habilidade - sempre buscam a perfeição, Jesus não busca. Seu objetivo não é que oremos perfeitamente. Muito pelo contrário. Ele mesmo adverte contra “orações perfeitas”. A oração não é para ser exibida. Não é para fazer os outros felizes ou para mostrar como você está se saindo bem. É claro que é bom ajudar os outros orando por eles. Compartilhar suas experiências pode ajudar outra pessoa a crescer. Mas a oração tem sempre a ver com a conexão entre você e Deus. E não há espaço para máscaras, palavras esparsas ou palavras duras. Deus olha diretamente para o nosso coração.

A famosa oração do Senhor

Jesus nos adverte contra orações sem sentido e hipócritas. Mas o que você deve dizer em sua oração?

Você tem dificuldade para encontrar as palavras certas? Logo após essa seção da Bíblia, Jesus nos oferece uma bela oração que você pode fazer a qualquer momento. O Pai Nosso é a oração mais famosa da Bíblia. Se você estiver sem palavras, leia essa oração e pense no que pode aprender com Jesus sobre a oração.

A Oração do Senhor é magistral. Ela mostra exatamente o que Jesus considera importante na oração:

Concentre-se em Deus e dê a ele o crédito que lhe é devido.

Compartilhe o que você precisa, mas também pense no que você pode/deve dar aos outros.

Reconhecer que precisamos de Deus. Para nos proteger e ser capaz de perdoar.

Quer você faça uma oração existente (a propósito, você sabia que há até 650 orações na Bíblia?) ou escolha suas próprias palavras, tente incorporar esses elementos.

A oração do Senhor e a oração eficaz

Você sabia que todos os dias Deus espera por você, ele quer ouvir sua voz, conhecer seus sentimentos, lutas, erros, triunfos e tristezas. Ele não quer ouvir de você uma oração pré-fabricada, Ele quer saber como você realmente se sente. Ele quer ficar a sós com você, assim como uma criança pequena fala com o pai, Ele também quer falar com você, e se você falar com seu Pai Celestial, lembre-se de que, com Ele, não há necessidade de ter medo ou vergonha, porque Ele já sabe ABSOLUTAMENTE tudo sobre você, então de que adianta esconder alguma coisa?

Você gostaria que sua oração fosse um momento de encontro pessoal, transcendente e significativo?