Prayer

Nosso Pai

Durante sua vida, Jesus foi acompanhado por um grupo de estudantes, seus discípulos. Eles viajavam com ele por todo o país e o chamavam de “Rabi” (“professor” em hebraico). Jesus ensinava e seus discípulos ouviam. Somente uma vez na Bíblia os seguidores de Jesus pedem especificamente que ele lhes ensine algo: “Ensina-nos a orar”. O que se seguiu foi a famosa Oração do Senhor.

Os discípulos de Jesus passaram três anos com ele. Eles viram como ele falava com Deus e reconheceram que isso era algo único, especial, diferente de como os outros oravam. Então, Jesus lhes ensinou o Pai Nosso, que, por mais de dois mil anos, milhões de pessoas oraram e continuam orando até hoje.

Nosso Pai

Vocês devem orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade na terra como no céu. Dá‑nos hoje o pão nosso de cada dia. Perdoa as nossas ofensas, como também temos perdoado aqueles que nos ofendem. E não nos deixes cair em tentação, mas livra‑nos do Maligno, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”.
Jesus em Mateus 6:9-13

A oração do Pai Nosso na Bíblia

A oração do Pai Nosso não foi escrita por um homem. Foi o próprio Jesus, que os cristãos consideram ser o filho de Deus, que a ensinou a seus discípulos e amigos. É maravilhoso que o próprio Deus tenha nos dado palavras para que possamos orar quando não tivermos palavras.

Você pode ler a Oração do Senhor na Bíblia, por exemplo, em Mateus 6. Talvez você seja novo na oração e tenha dificuldade em encontrar as palavras certas. Usar as palavras de Jesus é um bom ponto de partida. E você pode usá-las para o resto de sua vida. Até mesmo pessoas que são cristãs há muito tempo usam essa bela e poderosa oração.

Você pode fazer sua própria oração?

Orar, ou rezar, é estar em um relacionamento com Deus. Deus quer ser como um bom pai para você. Isso significa que orar pode ser tão simples quanto conversar com seu amoroso Pai celestial. Portanto, você pode orar o Pai Nosso, mas também pode falar com suas próprias palavras a Deus. Isso não precisa ser formal, nem estar de acordo com certas regras ou com certas palavras. Sinta-se à vontade para dizer o que vier à mente. A Bíblia nos diz que nosso Pai cuida de nós, portanto, não há nada grande ou pequeno demais para levar a Ele em oração.

Aprenda a colocar em prática o amor ao próximo com este plano de leitura on-line.