Faith

A Santíssima Trindade

Embora a Bíblia nunca mencione literalmente a Santíssima Trindade, Deus, Jesus e o Espírito Santo são sempre mencionados como pertencentes um ao outro. Mais tarde, eles ficaram conhecidos como a “Santíssima Trindade”.

A Santíssima Trindade é o dogma fundamental do cristianismo. Os cristãos acreditam em um único Deus, composto por três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, subsistindo em uma única e mesma natureza.

Quem é a Santíssima Trindade?

Embora o termo “Santíssima Trindade” não exista na Bíblia, ele descreve as estreitas conexões entre as três pessoas de Deus:

Deus, o Pai

Deus está no centro dessa Santíssima Trindade. Os cristãos veem Deus como o criador deste mundo. Deus também é frequentemente descrito como um pai. Isso pode ser lido, por exemplo, em 1 Coríntios 8:6:

Nós, porém, sabemos que há um só Deus, o Pai que criou todas as coisas e nos fez para que fôssemos dele; e um só Senhor, Jesus Cristo, que fez todas as coisas e por meio de quem vivemos.
1 Coríntios 8:6

Deus é um pai amoroso. Portanto, essa é uma abordagem muito pessoal. Jesus e o Espírito Santo fazem parte de Deus, mas Deus é a fonte. Você ainda não sabe quem é Deus?

Deus, o Filho

Jesus é talvez a pessoa mais famosa da história. Ele é considerado o filho de Deus. Você pode ler mais sobre Ele neste artigo. Jesus é único. Ele era um ser humano real e realmente viveu na Terra. Ele tem um relacionamento muito próximo com Deus, o Pai.

Filipe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos”. Jesus respondeu: “Você nem sabe ainda quem sou eu, Filipe, mesmo depois de todo esse tempo que tenho estado com vocês? Qualquer um que me vê, vê o Pai! Portanto, como você está pedindo para ver meu Pai? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vive em mim. E ele faz a sua obra por meu intermédio. Basta vocês crerem em mim quando eu digo que estou no Pai e que o Pai está em mim. Creiam nisto ao menos por causa das mesmas obras.
João 14:8-11

Deus, o Espírito Santo

Enquanto Jesus era uma pessoa tangível, o Espírito Santo é algo intangível. Durante a Ascensão, Jesus retornou ao céu. Ele voltou para seu Pai. Para não deixar seus seguidores sozinhos, ele enviou o Espírito Santo. O Espírito Santo leva as pessoas a falar sobre Deus. Ele ajuda os fiéis com a oração e a perseverança. Como uma espécie de força interior (e sobrenatural). O Espírito quer ajudar as pessoas a viverem como Deus quer que elas vivam. Muitas pessoas experimentam sua orientação quando, por exemplo, falam sobre Deus ou têm de tomar decisões difíceis.

A Santíssima Trindade na Bíblia

Quando lemos sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo - a Santíssima Trindade na Bíblia, vemos que esses nomes são usados de forma intercambiável e sempre em relação ao único Deus:

Assim diz o Senhor , o Rei de Israel, o Redentor de Israel, o Senhor Todo-poderoso: Eu sou o Primeiro e o Último, além de mim não há outro Deus.
Isaías 44:6

De acordo com a Bíblia, existe apenas um Deus. No entanto, também lemos na Bíblia que o Espírito Santo e Jesus Cristo também são chamados de Deus. Tanto o Espírito Santo quanto Jesus são atribuídos com qualidades que somente Deus pode ter. E tanto o Espírito Santo quanto Jesus fazem coisas que somente Deus pode fazer. Deus Pai, Jesus, Seu Filho e o Espírito Santo são frequentemente mencionados no mesmo fôlego, de uma forma que não pode ser aplicada a nenhum ser humano ou criatura. Esse fato mostra sua unidade. O Espírito Santo é chamado tanto de Espírito de Cristo quanto de Espírito de Deus.

Depois Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança. Que ele domine sobre os animais marinhos, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos da terra e sobre os répteis que se movem pelo chão.
Gênesis 1:26

Em Gênesis 1:26, Deus fala de si mesmo no plural. Portanto, somente uma conclusão é possível:

Existe apenas um Deus, mas esse Deus se manifesta em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O que a Bíblia diz sobre a Trindade?

O termo “Santíssima Trindade” também é usado com frequência para indicar que Deus, o Pai, Seu Filho Jesus e o Espírito Santo são uma Unidade inseparável. O termo “Santíssima Trindade” na Bíblia não é usado, mas é uma tentativa das pessoas de expressar quem Deus realmente é. Algo que dificilmente podemos compreender com nossos próprios olhos. Algo que dificilmente podemos compreender com nossas mentes.

Como explicar a Santíssima Trindade?

Para entender melhor a Santíssima Trindade, aqui estão quatro exemplos que a explicam.

Formas da água (H2O)

H₂O é o nome químico da água. A água vem em diferentes formas: sólida, líquida e gasosa. São expressões diferentes, mas o mesmo nome químico. Gelo, água e vapor são três formas diferentes e, ainda assim, são a mesma coisa em um aspecto: todos são H₂O. H₂O representa Deus; tudo começa e termina com Deus, a Santíssima Trindade.

Triângulo

Um triângulo é frequentemente usado para explicar a Santíssima Trindade, na medida do possível. Há um triângulo “Deus”, mas há três cantos separados: “Pai, Filho e Espírito”. Se você remover um dos cantos do triângulo, não haverá triângulo. Portanto, se você quiser remover uma das pessoas da Trindade, não restará nada de Deus.

Ovos

Assim como UM ovo tem TRÊS partes diferentes: a casca, a clara e a gema, UM Deus tem TRÊS Pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo.

Maçãs

Da mesma forma, frequentemente ouvimos a Trindade ser comparada a uma maçã. Uma maçã tem três partes diferentes: a casca, a polpa e a semente.

Saiba mais sobre Deus aqui!